Ensino Fundamental I 1º ano

Sempre atento às mudanças do contexto educacional mundial e, especialmente, do Brasil, o nosso Colégio foi o primeiro na cidade de Ourinhos a implantar o Ensino Fundamental de 9 anos. Já utilizado em países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento, mais prósperos, como por exemplo, Coréia do Sul, Taiwan e Chile e, recentemente, regulamentado pelo governo federal brasileiro e pelo estado de São Paulo, esse modelo vem sendo utilizado em nosso Colégio desde o início do ano de 2006.

O ano acrescido ao Ensino Fundamental, que antes era de 8 anos, corresponde à antecipação da entrada do educando nesse nível de ensino. A turma do 1º ano é constituída por crianças com 6 anos de idade. Esse ano mantém sua identidade pedagógica e de instalações, muito mais próxima dos dois últimos anos da Educação Infantil do que dos quatro anos restantes da primeira fase do Ensino Fundamental, isso porque, valorizamos a especificidade do aprender da criança dessa idade.

Com isso, o Ensino Fundamental foi organizado em 9 anos em nosso Colégio da seguinte maneira:

Quadro 1 – Relação Ensino Fundamental de 9 anos, idade do educando e Ensino Fundamental de 8 séries

ENSINO FUNDAMENTAL DE 9ANOS CORRESPONDÊNCIA IDADE/ANO/SÉRIE ENSINO FUNDAMENTAL DE 8SÉRIES
1º ano 6 anos a completar ******
2º ano 7 anos 1ª série
3º ano 8 anos 2ª série
4º ano 9 anos 3ª série
5º ano 10 anos 4ª série
6º ano 11 anos 5ª série
7º ano 12 anos 6ª série
8º ano 13 anos 7ª série
9º ano 14 anos 8ª série

ENSINO FUNDAMENTAL

O Ensino Fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

• O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  • O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
  • O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

A proposta pedagógica para o Ensino Fundamental valoriza o aprendizado através da vivência do aluno de experiências que o faça refletirsobre os conteúdos ensinados. Nossos professores desenvolvem projetos temáticos que objetivam despertar a curiosidade e a formação de educandosquestionadores e responsáveis pelo seu aprender.

1º ano
O material para o 1º ano do Ensino Fundamental foi escrito para crianças, mas não é um material infantil: ele faz jus ao potencial intelectual dos alunos.
Todos os volumes privilegiam o contato com o patrimônio cultural da humanidade. Compositores clássicos, pintores, grupos musicais regionais, orquestras, vestígios de antigas civilizações estão presentes nas atividades do dia-a-dia.
Os temas propostos estimulam, de modo prazeroso, a criatividade e a vontade aprender.

Seguindo o Referencial Curricular do MEC, o conteúdo apresenta uma visão multidisciplinar, integrando as áreas de Leitura e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Movimento, Artes Visuais, Música e Culinária.

Todo o material é ilustrado por personagens criados especialmente para estimular a compreensão das crianças em relação ao mundo que as cerca.
É a Turma do Luan, que vive e compartilha sempre novas aventuras com os alunos.

Figura 1 – A Turma do Luan, personagens do material do 1º ano do Ensino Fundamental.

As atividades desenvolvidas no 1º ano do Ensino Fundamental valorizam o pensar e o brincar. Diariamente, as crianças, juntamente com a professora, planejam como desenvolverão as atividades programadas. Esse trabalho favorece o fortalecimento da autonomia e independência da criança.

A brincadeira, como campo indispensável para impulsionar múltiplas habilidades e atitudes que podem contribuir para a sistematização dos aprendizados construídos, relaciona-se diretamente com a qualidade do processo de desenvolvimento cognitivo da criança, conferindo prazer e significado à aprendizagem. Por meio de jogos, vivencia-se a realidade, reflete-se sobre ela e se constroem as capacidades fundamentais da convivência humana, como trabalhar em equipe, propor, compreender, aceitar e negociar regras e respeitar o outro.

O 1º ano é composto pelas seguintes disciplinas: Organização, Alfabetização, Matemática, Natureza e Sociedade, Atividades de Expressão, Hora do Conto, Teatro, Inglês, Intermática e Culinária.
Alguns projetos desenvolvidos pelo 1º ano, em 2006, foram: “A vida no fundo do mar” (construção de um aquário), “Trabalho de arqueólogo”, “O planetário”, “Uma viagem pelo espaço” e “A caça ao tesouro”.

Projeto Arqueologia

Ao término do 1º ano, o aluno terá adquirido competências essenciais à continuidade de sua vida escolar, com:

• Apropriação das noções básicas de leitura e escrita;
  • Compreensão do ambiente natural e social;
  • Capacidade de apreciar diversas manifestações artísticas;
  • Desenvolvimento de raciocínio lógico;
  • Incorporação de conceitos de ética e cidadania.