Ens. Fundamental II

No Ensino Fundamental II a proposta pedagógica do Colégio Drummond tem continuidade em seus pilares norteadores: propiciar ao educando experiências potencializadoras de aprendizagem, através da vivência e do questionamento crítico do conhecimento já existente.

O nosso material didático trabalha com o currículo de forma espiral, isto é, permite que os assuntos sejam retomados, ampliados e aprofundados de acordo com a progressão dos anos do Ensino Fundamental e Médio.

Nosso lema nessa etapa do Ensino Fundamental é “Aula dada, aula estudada”. Tudo gira em torno da aula. Em casa, os alunos estudam diariamente as aulas dadas, ao fazer as tarefas. Com o nosso material , o hábito de estudo é incorporado pelo aluno de forma natural.

Neste nível de ensino, o educando vivenciará patamares mais exigentes de cognição. No âmbito do conhecimento acadêmico, novos conhecimentos, mais estruturados e mais abstratos, começarão a fazer parte do currículo de disciplinas como História, Geografia, Desenho Geométrico, Física, Química, Biologia. As atividades pedagógicas, agora, têm como objetivo implementar novas visões do mundo científico e dos fenômenos sociais, assim como possibilitar a compreensão ampla e aprofundada da realidade que nos cerca. A capacidade de analisar e, por meio dela, a de construir interpretações consistentes para os acontecimentos históricos apresenta-se como o eixo do processo de ensino-aprendizagem. A investigação, a construção de hipóteses e a verificação de sua viabilidade complementam o desenvolvimento das habilidades cognitivas básicas a este nível da Educação.

Levando em consideração que o conhecimento é traduzido por sistemas significativos de expressão, a área de Linguagem trabalha com o aprofundamento dos conhecimentos de Língua Portuguesa, de Inglês, de Matemática e inova com a inclusão de aulas de Espanhol na grade curricular do Ensino Fundamental II. Lembrando que o eixo do processo pedagógico nesta faixa etária é a análise e a construção de interpretações para os fenômenos estudados em diferentes disciplinas, a área de Língua Portuguesa lida, especificamente, com atividades de compreensão e de interpretação de textos não-literários e literários, ampliando, dessa forma, os horizontes culturais do adolescente.

Alguns projetos que foram desenvolvidos pelos alunos do Ensino Fundamental II em 2006: “O homem da pré-história à História” (6º ano), “A estrutura da democracia no Brasil” (7º ano), “A educação alimentar do brasileiro vai mal” (8º ano), “Os candidatos no processo eleitoral” (9º ano).

Atividades extracurriculares de cunho acadêmico, como a participação na Olimpíada Brasileira de Matemática e na Olimpíada Paulista de Física, no projeto “Parlamento Jovem de São Paulo”, na exibição de filmes (Sessão Pipoca – Amadeu, Carlota Joaquina, Em nome da Rosa, O carteiro e o Poeta, Diários de Motocicleta, Ilha das Flores) e na participação em excursões culturais, é incentivada pela equipe pedagógica com o intuito de promover o crescimento intelectual e cultural de nossos alunos. Essas atividades têm grande importância para instigar o interesse do adolescente para com os estudos acadêmicos.

O estudo da matemática favorece o raciocínio lógico-matemático do educando. Com esse objetivo, o Colégio Drummond conta o Programa de Matemática Monitorada que oferece a oportunidade aos alunos do Ensino Fundamental II e Médio de aprofundarem seus conhecimentos matemáticos. O programa acontece por meio de um sistema de monitoria em que os melhores alunos em matemática do Colégio recebem aulas e orientações para arraigarem seus conhecimentos. Posteriormente, eles orientam as atividades de alunos que têm dificuldades nessa área do conhecimento. Os resultados desse programa têm sido muito significativos visto que o interesse dos alunos pela matemática tem aumentado muito.

No Colégio Drummond, ao término do Ensino Fundamental, os alunos terão desenvolvido:

• A autonomia para aprender, por meio da leitura, escrita e raciocínio lógico;
  • A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, dos patrimônios culturais da humanidade e dos valores sociais;
  • Os conhecimentos e as habilidades imprescindíveis à convivência familiar e social, de modo a contribuir para o bem-estar coletivo.