Sempre atento às mudanças do contexto educacional mundial e, especialmente, do Brasil, o nosso Colégio foi o primeiro na cidade de Ourinhos a implantar o Ensino Fundamental de 9 anos. Já utilizado em países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento, mais prósperos, como por exemplo, Coréia do Sul, Taiwan e Chile e, recentemente, regulamentado pelo governo federal brasileiro e pelo estado de São Paulo, esse modelo vem sendo utilizado em nosso Colégio desde o início do ano de 2006.
O ano acrescido ao Ensino Fundamental, que antes era de 8 anos, corresponde à antecipação da entrada do educando nesse nível de ensino. A turma do 1º ano é constituída por crianças com 6 anos de idade. Esse ano mantém sua identidade pedagógica e de instalações, muito mais próxima dos dois últimos anos da Educação Infantil do que dos quatro anos restantes da primeira fase do Ensino Fundamental, isso porque, valorizamos a especificidade do aprender da criança dessa idade.
Com isso, o Ensino Fundamental foi organizado em 9 anos em nosso Colégio da seguinte maneira:
Quadro 1 – Relação Ensino Fundamental de 9 anos, idade do educando e Ensino Fundamental de 8 séries
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9ANOS | CORRESPONDÊNCIA IDADE/ANO/SÉRIE | ENSINO FUNDAMENTAL DE 8SÉRIES |
1º ano | 6 anos a completar | ****** |
2º ano | 7 anos | 1ª série |
3º ano | 8 anos | 2ª série |
4º ano | 9 anos | 3ª série |
5º ano | 10 anos | 4ª série |
6º ano | 11 anos | 5ª série |
7º ano | 12 anos | 6ª série |
8º ano | 13 anos | 7ª série |
9º ano | 14 anos | 8ª série |
ENSINO FUNDAMENTAL
O Ensino Fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
A proposta pedagógica para o Ensino Fundamental valoriza o aprendizado através da vivência do aluno de experiências que o faça refletirsobre os conteúdos ensinados. Nossos professores desenvolvem projetos temáticos que objetivam despertar a curiosidade e a formação de educandosquestionadores e responsáveis pelo seu aprender.
Ensino Fundamental I
1º ano
O material para o 1º ano do Ensino Fundamental foi escrito para crianças, mas não é um material infantil: ele faz jus ao potencial intelectual dos alunos.
Todos os volumes privilegiam o contato com o patrimônio cultural da humanidade. Compositores clássicos, pintores, grupos musicais regionais, orquestras, vestígios de antigas civilizações estão presentes nas atividades do dia-a-dia.
Os temas propostos estimulam, de modo prazeroso, a criatividade e a vontade aprender.
Seguindo o Referencial Curricular do MEC, o conteúdo apresenta uma visão multidisciplinar, integrando as áreas de Leitura e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Movimento, Artes Visuais, Música e Culinária.
Todo o material é ilustrado por personagens criados especialmente para estimular a compreensão das crianças em relação ao mundo que as cerca.
É a Turma do Luan, que vive e compartilha sempre novas aventuras com os alunos.
Figura 1 – A Turma do Luan, personagens do material do 1º ano do Ensino Fundamental.
As atividades desenvolvidas no 1º ano do Ensino Fundamental valorizam o pensar e o brincar. Diariamente, as crianças, juntamente com a professora, planejam como desenvolverão as atividades programadas. Esse trabalho favorece o fortalecimento da autonomia e independência da criança.
A brincadeira, como campo indispensável para impulsionar múltiplas habilidades e atitudes que podem contribuir para a sistematização dos aprendizados construídos, relaciona-se diretamente com a qualidade do processo de desenvolvimento cognitivo da criança, conferindo prazer e significado à aprendizagem. Por meio de jogos, vivencia-se a realidade, reflete-se sobre ela e se constroem as capacidades fundamentais da convivência humana, como trabalhar em equipe, propor, compreender, aceitar e negociar regras e respeitar o outro.
O 1º ano é composto pelas seguintes disciplinas: Organização, Alfabetização, Matemática, Natureza e Sociedade, Atividades de Expressão, Hora do Conto, Teatro, Inglês, Intermática e Culinária.
Alguns projetos desenvolvidos pelo 1º ano, em 2006, foram: “A vida no fundo do mar” (construção de um aquário), “Trabalho de arqueólogo”, “O planetário”, “Uma viagem pelo espaço” e “A caça ao tesouro”.
Projeto Arqueologia
Ao término do 1º ano, o aluno terá adquirido competências essenciais à continuidade de sua vida escolar, com: