Ensino Fundamental I 2º ao 5º ano

A partir do 2º ano do Ensino Fundamental, utilizamos um material didático que une tradição e modernidade. Onde está a tradição? No que sempre deu certo: na valorização do conteúdo das disciplinas, de atitudes, do comportamento e dos procedimentos do estudante, na precisão de conceitos e noções e na exigência de estudo diário do aluno.

E a modernidade? Na incorporação de tendências pedagógicas atuais: inclusão de assuntos da realidade imediata, integração entre disciplinas, abordagem interativa do conteúdo nas disciplinas, tratamento de temas transversais, valorização da leitura, da escrita e do raciocínio lógico em todas as disciplinas.

A coesão do projeto didático-pedagógico permite a integração entre os anos e segmentos, facilitando o trabalho interdisciplinar e a formação integral do aluno.

Do 2º ao 5º do Ensino Fundamental I, o aluno é desafiado para o desenvolvimento das habilidades referentes à leitura, à interpretação, à escrita e ao cálculo, continuação do trabalho iniciado no 1º ano. A pesquisa e a brincadeira constituem-se em instrumentos valiosos na formação dessas crianças que aprendem a olhar o mundo de uma maneira diferenciada, valorizando o questionamento sobre o seu funcionamento.

Outra característica desses anos, é que os alunos passam a ter contato, gradativamente, com um número maior de professoras. Essa estratégia favorece a adaptação da criança no Ensino Fundamental II. Entendemos que nosso educando é dotado de emoções, sentimentos e cognição que têm de ser considerados em nossas ações pedagógicas.

Alguns projetos temáticos desenvolvidos com as turmas do 2º ao 5º ano, em 2006, foram: “O curioso mundo do fundo do mar” e “Os animais da Amazônia” (2º ano), “A história dos brinquedos da vovó” e “A química do nosso dia a dia” (3º ano), “Clubinho de Ciências” e “A cultura do nosso folclore” (4º ano), “O universo” e “Brasil, descoberto ou colonizado pelos portugueses?” (5 º ano).

A fim de atingir os objetivos apresentados na proposta pedagógica, as atividades do Ensino Fundamental I são instigantes, criativas e dinâmicas, além de primarem pela organização acadêmica dos conteúdos pertinentes aos anos.

Além dessas atividades, os alunos do 5º ano participaram, no segundo semestre, do PROERD. Esse programa é desenvolvido em parceria com a Polícia Militar e tem o objetivo de orientar os alunos quanto ao uso de drogas e a criminalidade juvenil.

Outro importante projeto desenvolvido pela coordenação pedagógica é o Estudo Dirigido. Participam desse programa os alunos que apresentam alguma dificuldade ou que não tenham conhecimentos prévios necessários aos conteúdos de matemática e/ou de português que estão sendo ensinados em cada ano. Os alunos podem freqüentar 2 aulas por semana no horário oposto ao de aula regular. Nessas aulas, os educandos realizam atividades individuais preparadas especialmente para atender as suas dificuldades.